Artistas

< Voltar à Listagem

FILANDORRA - TEATRO DO NORDESTE [PT]

A Filandorra - Teatro do Nordeste é uma cooperativa de produção, formação e animação teatral, que desenvolve na região de Trás-os-Montes e Alto Douro um projeto inovador de descentralização teatral.
Sucedendo ao TET (Teatro de Ensaio Transmontano), extinto em 1984, a Filandorra nasceu em 1986, integrando o então Centro Cultural Regional de Vila Real, vindo a autonomizar-se desta instituição a partir de janeiro de 1992.
A atividade da Filandorra assenta na divulgação de autores dramáticos nacionais e clássicos universais e ainda na divulgação de textos para a infância e juventude, afirmando-se como companhia de "repertório" apostada no desenvolvimento e criação de novos públicos.


O projeto Diabos e diabritos num saco de mafarricos, tendo por base a obra de Alexandre Parafita para os mais novos, pretende dar a conhecer o universo fantástico e encantatório da tradição oral, com os seus contos, lendas e mitos, de forma a estimular a curiosidade pelos saberes intergeracionais, descobrir as mensagens culturais das narrações e promover o gosto pela leitura das obras em questão. Nestas histórias, “habita” todo um elenco de seres sobrenaturais (diabos, ogres, trasgos, maruxinhos) que povoam e ilustram grande parte da literatura oral tradicional e que foram sendo adoptados e reelaborados pelo imaginário popular num contexto marcado pelo misterioso e o inexplicável que caracteriza a vivência do povo na sua relação com a terra e a natureza. Exercendo um fascínio renovado na sociedade contemporânea, estes seres formam um universo habitualmente denominado de maravilhoso popular.

ANTERIOR SEGUINTE